Roteiro de Experiências New York pela MCF Consultoria

Viagens

 

Como muita gente nos perguntou à respeito da nossa viagem para Nova Iorque, principalmente o fato de: como nós conseguimos acesso a executivos de um escalão tão alto em marcas tão renomadas? Nós resolvemos escrever um post falando um pouco mais sobre o assunto.

Acredito que muita coisa se explica pelo fato de não estarmos sozinhas lá. Nós estávamos em um grupo, participando do Roteiro de Experiências da MCF Consultoria. A MCF Consultoria, para quem não conhece, é uma das empresas do Carlos Ferreirinha. Quem nos acompanha há algum tempo, já ouviu falar dele quando fizemos este post aqui.

Nós sempre procuramos nos aperfeiçoar e aprender mais fazendo cursos e nos especializando em tudo que se refere à nossa área. Sabendo que as coisas mudam muito rápido e que é preciso estarmos atentas à essas mudanças para nos adaptarmos e melhorarmos o conteúdo que oferecemos ao nosso público.

Sempre empenhadas em fazer melhor, fizemos vários cursos do YouTube, completamos alguns da Udemy, e, nessa busca incessante por uma evolução, encontramos o Roteiro de Experiências da MCF Consultoria. E como a edição que estava mais próxima era a de Nova Iorque – que acontece todos os anos antes do Big Show da NRF (National Retail Federetion) – o maior evento de varejo do mundo, partimos pra lá sem pensar duas vezes!

Sabemos que você deve estar se perguntando: o que nós, YouTubers/Blogueiras a.k.a. “Digital Influencers” fomos fazer lá?

Como já citei anteriormente, nessa nossa busca por conhecimento começamos a estudar um pouco sobre marketing e começamos a tentar entender as estratégias por trás das marcas, até porque, nosso blog, canal, etc. são uma empresa e nós, querendo ou não, somos uma marca.

O Ferreirinha fundou a MCF Consultoria em 2001 para prestar serviços de consultoria sobre Gestão de Luxo e o seu curso “Luxo Aplicado à Gestão”se tornou um dos produtos mais importantes da empresa. O interessante é que a MCF vai além, sempre acompanhando as tendências do mercado, se reinventando e fazendo diferente. Este curso enfoca a gestão de uma operação/serviços de Luxo e Premium e o mais importante, como é possível aplicar as técnicas e ferramentas para todos os segmentos.

Stylus NYC
Café da Manhã com palestra na Stylus

A parte boa desse Roteiro de Experiências da MCF focado em Gestão de Luxo, é que suas estratégias podem ser adaptadas e aplicadas em qualquer negócio… até mesmo em um blog!

 Nos dias 11 e 12 de janeiro estivemos em Nova Iorque no Roteiro de Experiências da MCF, foram dois dias muito intensos vivenciando e aprendendo muito com a Gestão do Luxo.

Em todas as edições do Roteiro as visitas acontecem com as marcas que se destacaram ao longo do ano. É muito interessante essa abertura que temos com esses executivos para entendermos melhor as estratégias que estão por trás dessas marcas que conseguiram alcançar tanto sucesso.

Neste ano, nós tivemos encontros com executivos do alto escalão das marcas Hermès, Chanel, Hugo Boss, JP Morgan (um dos maiores bancos do mundo), Belvedere, Stylus e 1Hotel.

Caso tenha se interessado, a MCF Consultoria oferece Roteiros de Experiências também em São Paulo e Lisboa (a nova edição do roteiro de Lisboa vai acontecer no final de maio, então se você se interessou: cooooorrrreeeee).

Depois de termos explicado um pouco de uma maneira geral sobre o Roteiro de Experiências, vamos contar apenas um pouquinho do nosso aprendizado em cada uma das visitas:

Hermès

Uma marca renomada há mais de 180 anos no mercado. Com Hermès aprendemos que ao se criar uma marca consistente as pessoas passam a acreditar na sua ideia e retornam ao seu negócio.

Consistência gera Confiança que gera Fidelidade do Consumidor.

Hugo Boss

Escritório Hugo Boss NYC

Desafio e Inovação

A sua marca tem que ser ágil para responder às mudanças do mercado. Vivemos em um momento onde os consumidores tratam tudo com um imediatismo absurdo. Os consumidores mudam a todo momento e você deve sempre estar apto à responder essas mudanças de maneira tão rápida quanto a demanda.

Chanel

Uma marca que não envelhece, não perde seus valores e está sempre “fresca” no mercado. Aprendemos com a Chanel como sempre se manter atemporal, não podemos deixar-se ultrapassar.

In order to be irreplaceable, one must be different” (Coco Chanel)

“Só o que é diferente é insubstituível” (Coco Chanel)

Escritório da Chanel
Escritório da Chanel

1 Hotel Brooklyn

É a prova viva de que luxo e sustentabilidade podem andar juntos. Se pensarmos que a primeira vez que a palavra sustentabilidade foi usada foi em 1989, o 1 Hotel impressiona em sua expertise no assunto. Além disso, a integração entre cada propriedade da rede e o local em que ela está inserida é incrível!

Horta Comunitária do Brooklyn 1 Hotel
Horta Comunitária do Brooklyn 1 Hotel

Stylus

Devemos unir online e offline. Isso é possível e muito importante. Vimos que o mercado caminha para um consumo de vídeos muito maior do que o atual nos próximos anos e marcas já começam a investir e inovar com vários métodos de vendas utilizando essa ferramenta. Pudemos notar que as empresas inovam muito mais do que conseguimos imaginar para conquistar o cliente, foi a primeira vez que conhecemos a Moby Mart, uma loja aberta 24h por dia, sem nenhum funcionário e que vai até onde você está. Ela está em fase de teste em Shanghai e é impressionante.

Moby Mart a loja que vai até você e não tem funcionários

JP Morgan

Além de um almoço super agradável na maior instituição financeira do mundo, em que os corredores mais parece uma galeria de arte, tivemos uma palestra muito interessante e animadora com Edinardo Figueiredo. Ele nos passou alguns insights sobre o futuro do Brasil nesse ano tão desafiador que está apenas começando: Copa do Mundo e eleições presidenciais. Foi possível analisar como os investidores enxergam o Brasil e quais os dados econômicos que sustentam essas opiniões.

Belvedere

Conte a sua história, e a conte da melhor maneira possível. A única vodka de luxo do mercado, a visita à Belvedere não deixou nada à desejar. Tanto pela aula de história sobre a Polônia e a Vodka, quanto pela qualidade do produto. Apesar das controvérsias entre russos e poloneses sobre quem inventou a vodka, na Polônia existem leis que regulamentam a produção da bebida. Você sabia que na Polônia não é permitido acrescentar nada artificial à bebida e que tudo tem que ser de origem polonesa, desde o trigo para a fermentação até o lacre da embalagem.

Aprendemos os três pilares da marca: “Looks good, taste good e does good“.

 

Enfim, o Roteiro foi, sem querer ser redundante mas já sendo: incrívelmente incrível. Superou todas as nossas expectativas. Voltamos cheias de conhecimento, renovadas e com muitas estratégias novas. Recomendamos à todos que tenham essa oportunidade. Com certeza participaremos de muitos outros.

Posts Relacionados

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *