Roteiro Buenos Aires: 6º Dia.
Oie, meninas!
Por ser domingo, hoje vamos a San Telmo. Vale dizer que quase só compensa visitar o bairro aos Domingos, pois durante os outros dias o bairro fica vazio e também que a Feirinha de San Telmo tão conhecida, só acontece aos domingos.
Vamos ao nosso roteiro? 😉
6º DIA: Domingo, 22 de janeiro de 2012.
08:00 – Acordar, tomar banho e descer para tomar café no restaurante do Hotel.
09:00 – Pegar um Taxi até o Bairro de San Telmo.
História do Bairro:
San Telmo é um canto da cidade cheio de história e personalidade. Foi na metade do século XIX o lugar de residência da classe alta de Buenos Aires. No final do mesmo século, por causa de uma penosa epidemia de febre amarela, seus moradores emigraram para a região norte da cidade, hoje Bairro Norte e Recoleta. Nos anos setenta, inicia-se a restauração de uma parte do bairro, rica em estilo arquitetônico, querendo ressaltar a arte, a boemia e os antiquários. Hoje é o referente mais importante do mercado de antigüidades na América do Sul. Possui mais de 500 lojas que oferecem todo tipo de antiguidades e coleções de objetos.
Em San Telmo você encontrará numerosos bares, pubs e clubes de tango. Caminhar pelo bairro é voltar no tempo. A sua típica arquitetura colonial, as estreitas calçadas empedradas, as lojas, as ruas de pedra e as antiguidades representam a magia do seu valor histórico.
· Praça Coronel Manuel Dorrego – Local Histórico Nacional :
(entre as ruas Defensa, Bethlem, A. Aieta e Humberto 1°) Antigo local de carretas, logo mercado de abasto e hoje, a praça mais antiga da cidade despois da Praça de Maio. Aqui o povoado de Buenos Aires confirmou a independência (declarada no ano 1816 em Tucumán). O mais atrativo para o turismo é a Feira da Praça Dorrego, uma feira de antiguidades (com 270 postos de venta) que ocupa um espaço pequeno da praça desde 1970, todos os domingos de 10 a 17Hs, organizada pelo Museu da Cidade.
· Mercado de São Telmo :
(ingressos pelas ruas Defensa, Carlos Calvo, Bolívar e Estados Unidos).
· Primeira Casa de Moneda :
(rua Defensa 630) Entre 1881 e 1944 funcionou aqui esta instituição criada no ano 1875 quando se estabelecia o peso como moeda nacional. A princípio cunhavam-se moedas metálicas mais no ano 1897 se ordenou a impressão de notas. o primeiro diretor da instituição, engenheiro Eduardo Castilla, autor do prédio.
· Sede do Arquivo do Ejército :
(rua Balcarce 677) Construído no mesmo quarteirão da Casa da Moeda, este espaço foi adquirido no ano 1889 para fazer um anexo para as máquinas impressoras de notas, e assim foi até 1914. Atualmente é sede do Arquivo do Ejército.
· Museu Penitenciario Argentino Antonio Ballvé – Monumento Histórico Nacional:
(rua Humberto 1° 378) Museu que exibe elementos do sistema carcerário argentino, como por exemplo celdas e artesanato realizados pelos presos. Foi inaugurado no ano 1980 na antiga casa de exercícios espirituais e colégio jesuítico estabelecido no ano 1740, se conserva a capela Nossa Senhora do Carmen. Logo foi hospital da ordem betlehemita e cárcere de mulheres de 1822 a 1978.
· Museu de Arte Moderno de Buenos Aires :
(avenida San Juan 350) O museu fica em um antigo prédio industrial de tabaco, de princípios de século XX.
· Museu del Cine Pablo C. Ducrós Hicken :
(rua Defensa 1220) Recebe seu nome em homenagem aos primeiros investigadores do cinema.
· Escola Doctor Guillermo Rawson :
(rua Humberto 1° 1343) No começo do seculo XIX, estava nesse local a ordem dos betlehemitas. Entre 1858 e 1887 funcionou a primeira Escola de Medicina do pais, cujo prédio foi remodelado no ano 1926.
Casa Mínima ::. (San Lorenzo 380) Chama-se assim por ser a casa mais estreito. Formava parte de uma casa maior construída ao final do século XVIII e começos do XIX.
· O Velho Armazém :
(esquina de Balcarce e Independência) Velha casa dedicada aos espetáculos de tango desde 1968. Assim chamada pelo cantor Edmundo Rivero, que dirigiu esta casa até sua morte.
· Monumento do Canto ao Trabalho :
(Praça Coronel Manuel Olazábal, em avenida Independência e Paseo Colón) Obra em bronze, nele 14 figuras humanas levam uma rocha que simboliza o esforço do trabalho. Realizada pelo escultor argentino Rogelio Yrurtia e inaugurada no ano 1927. Faculdade de Engenharia ::. (avenida Paseo Colón 850) Obra do Estado entre 1946 e 1955. Foi sede da Ex Fundação María Eva Duarte de Perón.
· Galería del Solar de French :
(rua Defensa 1066) Ocupa ó prédio da casa que viveu Domingo French. Hoje lojas.
· Pasagem da Defesa :
(rua Defensa 1179) Antiga residência da família Ezeiza no ano 1880, convertida em passeio comercial desde 1981.
· O Zanjón :
(rua Defensa 755) Casarão do século XIX, que conserva seu estilo original e seus túneis.
· Casa de Juan Carlos Castagnino :
(rua Balcarce 1016) Casa do pintor construída ao final do século XVIII e restaurada pelo artista na década de 1960 para seu atelier.
· Casa do poeta Esteban de Luca – Monumento Histórico Nacional :
(rua Carlos Calvo 383) Casa do militar, periodista e escritor, do século XVIII. Hoje a casa virou restaurante.
· Igreja de São Pedro Telmo – Monumento Histórico Nacional :
(rua Humberto 1° 1340) Antiga igreja da cidade, projeto do arquiteto jesuíta Andrés Blanqui e construída a partir de 1734. Em frente de esta obra jesuita encontra-se a imagem do santo padroeiro dos homes do mar.
· Iglesia Dinamarquesa :
(rua Carlos Calvo 257) Templo luterano realizado pelos arquitetos Rönnow e Bigaard e inaugurado no ano 1931. Em seu interior ha uma maqueta do buque escola da Armada Dinamarquesa Copenhague que naufragou na década de 1920.
· Igreja Ortodoxa Russa da Santísima Trinidade :
(rua Brasil 315) Projeto original do arquiteto Mihail Probrazensky e inaugurada no ano 1904. Têm peças de muito valor doadas pelo zar Nicolás II.
· Parque Lezama :
(entre as ruas Defensa, Brasil, avenida Paseo Colón e Martín García) Alí está o monumento a Don Pedro de Mendoza, realizado por Carlos Oliva Navarro, e o Museu Histórico Nacional, que funciona na que casa de O Senhor Gregorio Lezama.
12:00 – Almoçar em algum café histórico do Bairro e continuar o passeio.
17:00 – Pegar um táxi e voltar ao hotel.
20:00 – Jantar com Show de Tango (Señor Tango/Esquina Carlos Gardel).
23:00 – Retornar ao Hotel.
É isso aí meninas, espero que tenham gostado!
Veja os outros Posts sobre Buenos Aires:
- Por onde andei: Puerto Madero
- Por onde andei: San Isidro – Buenos Aires
- Por onde andei: Tigre – Buenos Aires
- Por onde andei: Palermo – Buenos Aires
- Guia De Compras em Buenos Aires (2012)
- Viajando para Buenos Aires: Coisas que você precisa saber
- Comprinhas de Buenos Aires
- Por onde andei: San Telmo – Buenos Aires
- Por onde andei: Caminito – Buenos Aires
- Por onde andei: Trem de la Costa
- Passeio na Recoleta
- Passeio no Microcentro
- Show de Tango em Buenos Aires (Señor Tango)
- Roteiros Dia-a-Dia para Buenos Aires
- Primeiro Dia (Embarque e Check-in no Hotel)
- Segundo Dia (Microcentro)
- Terceiro Dia (Trem de Costa – Tigre e San Isidro)
- Quarto Dia (Caminito – Compras na Av. Córdoba)
- Quinto Dia (Recoleta)
- Sexto Dia (San Telmo)
- Sétimo Dia (Palermo)
- Oitavo Dia (O Blogger consumiu com o meu Post) #queraiva
- Nono Dia (Embarque – Retorno ao Brasil)
Beijos.