Roteiro Buenos Aires: 7º Dia.
Olá meninas!
O post de hoje é sobre Palermo.
7º DIA: Segunda – Feira, 23 de janeiro de 2012.
08:00 – Acordar, tomar banho e descer para tomar café no restaurante do Hotel.
09:00 – Pegar um Taxi até o Bairro de Palermo.
Como chegar ao bairro de Palermo:
Ônibus:
Linhas: 12, 15, 29, 36, 37, 38, 39, 41, 55, 57, 59, 60, 64, 66, 67, 68, 93, 95, 106, 108, 111, 118, 130, 141, 152, 160, 161, 166, 188, 194
Metrô:
Linha “D” – Estações Plaza Italia ou Palermo
História do Bairro:
Devido o bairro de Palermo ser um dos mais extensos da cidade de Buenos Aires é fácil verificar que há diferentes setores. Além das enormes áreas verdes, com bosques, parques e praças, ideais para boas caminhadas, o bairro também oferece outros atrativos.
Atualmente Palermo está subdividido, por razões comerciais e imobiliárias, em Palermo Chico, Palermo Viejo e Palermo Hollywood.
Existem vários lugares para se visitar em Palermo. O bairro é considerado o pulmão verde da cidade de Buenos Aires e local onde é possível encontrar centros culturais, museus e vários monumentos. Entre algumas atrações encontradas, estão: os Bosques de Palermo, o Jardim Japonês, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico, o Planetário Galileo Galilei, o museu de Motivos Argentinos José Hernández, o museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires (MALBA), o museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori, o centro cultural Islâmico Rey Fahd, maior templo islâmico da América Latina e o Jockey Club.
Palermo Chico
No chamado Palermo Chico ou Bairro Parque é aonde encontramos palácios, mansões, embaixadas, consulados e elegantes residências. Está delimitado pela Avenida Figueroa Alcorta, entre Tagle e San Martín de Tours. As ruas são arborizadas e apresentam traçado curvo e irregular.
Palermo Hollywood
Tem esse nome pela grande quantidade de estúdios de TV, Cinema e Publicidade que se instalaram no limite ao norte da avenida Juan B. Justo até a avenida Dorrego. Muito freqüentado por pessoas do meio televisivo e cinematográfico nos novos restaurantes e pubs que foram abertos em casas restauradas.
Palermo Viejo
Também conhecido como Palermo Soho devido a sua similaridade com os bairros de Soho e Village de New York. Limitado ao sul da avenida Juan B. Justo até a avenida Scalabrini Ortiz.
É a parte mais antiga de Palermo. Constituído anteriormente por bodegas, principalmente de vinhos e por casas antigas do início do século XX que foram recuperadas arquitetonicamente e por outras em processo de remodelação. Hoje suas casas são habitadas por boêmios, por arquitetos, por profissionais da moda e da decoração e por artistas que expõem e vendem ali suas criações. Tornou num lugar exclusivo, cheio de estilos e tendências onde passou a abrigar alojamentos com uma proposta diferente de hospedagem; um centro gastronômico, apresentando cada bar e restaurante com identidade própria; espaços de diversão noturna; galerias de arte; salas de teatro alternativo; estúdios de desenho e ateliês que criam tendências; e casas de decoração com elementos exóticos.
Dica: leve dinheiro a mais, há algumas coisas interessantes e exclusivas para comprar. Dê preferência em visitar essa região de Palermo nos finais de semana, pois funciona uma feira de artesanato na Plaza (praça) Julio Cortázar, interseção das calles (ruas) Serrano com Honduras, área com maior concentração de lojas.
Como chegar à Plaza Julio Cortázar:
Ônibus (colectivos): 34, 39, 55, 57, 140, 142, 151, 166, 168
Assim como o tango tem seu lugar próprio na cidade, o jazz encontrou o seu lugar em Palermo Viejo. Com o nome de “La ruta del jazz”, desde 2003, diversas bandas de jazz se apresentam em bares e em restaurantes do bairro.
Além de Palermo Viejo possuir atualmente fama internacional, é também conhecido como o lugar onde o renomado escritor argentino Jorge Luis Borges cresceu.
Atrações em Palermo:
· Zoo De Buenos Aires:
Foi fundado pelo Presidente Sarmiento em 1874 e foi privatizado em 1990. Abrange 18 hectares com mais de 2500 animais de 350 espécies diferentes. Destaca-se também o aspecto arquitetônico de seus pavilhões, o que reproduz não só a origem, mas também o habitat natural dos animais. Possui um aquário onde se realizam shows com lobos marinhos.
Informações do Zoo de Buenos Aires: Avenida Sarmiento 2827, Buenos Aires. De 3ª a Domingo de 10 a 19h. Crianças até 13 anos, grátis. Não perca!
· Bosques De Palermo:
É o pulmão de Buenos Aires. Um bosque de aproximadamente 50 hectares com três lagoas em seu interior. Ali, encontra-se o Rosedal, a ponte, o jardim dos poetas com esculturas dedicadas a escritores famosos, o Pátio Andaluz, doado pelo ajuntamento de Sevilla, etc. Uma das lagoas oferece passeios de barca.
É ideal para caminhar, correr, passear de barquinha, passear de bicicleta, tomar banho de sol. Se você tiver prevista alguma dessas atividades nas lagoas, é necessário passar o dia ou a tarde inteira. Se seu plano for percorrer só as lagoas, pode percorrê-las de carro.
· Jardim Botânico:
Foi desenhado pelo arquiteto Carlos Thays em 1891. Contém 8000 variedades de plantas do mundo inteiro. Abrange um total de oito hectares, nas quais se encontra um importante invernáculo, uma escola botânica e um centro de documentação técnica.
Informações do Jardim Botanico: Av Santa Fé 3951. 4831-4614. Entrada gratuita, todos os dias de 10a 18 h.
· Planetario De Buenos Aires, Galileo Galilei:
O Planetário foi construído em 1966 pelo arquiteto Jan de Enrique. Sua cúpula de 20m está desenhada para projeção didática da temática astronômica. Formada como um planeta, ela funciona para as diversas projeções.
Para consultas sobre eventos e projeções didáticas, acesse o site do lugar ou bem por telefone. Avenida Sarmiento y B Roldan, Buenos Aires.
12:00 – Almoçar em algum restaurante e continuar a visitar os pontos turísticos.
17:00 – Comer algo e ir para a Calle Florida.
21:00 – Jantar e retornar ao hotel.
É isso aí!
Ahh, está chegando a hora de voltar, que depressão!
Veja os outros Posts sobre Buenos Aires:
- Por onde andei: Puerto Madero
- Por onde andei: San Isidro – Buenos Aires
- Por onde andei: Tigre – Buenos Aires
- Por onde andei: Palermo – Buenos Aires
- Guia De Compras em Buenos Aires (2012)
- Viajando para Buenos Aires: Coisas que você precisa saber
- Comprinhas de Buenos Aires
- Por onde andei: San Telmo – Buenos Aires
- Por onde andei: Caminito – Buenos Aires
- Por onde andei: Trem de la Costa
- Passeio na Recoleta
- Passeio no Microcentro
- Show de Tango em Buenos Aires (Señor Tango)
- Roteiros Dia-a-Dia para Buenos Aires
- Primeiro Dia (Embarque e Check-in no Hotel)
- Segundo Dia (Microcentro)
- Terceiro Dia (Trem de Costa – Tigre e San Isidro)
- Quarto Dia (Caminito – Compras na Av. Córdoba)
- Quinto Dia (Recoleta)
- Sexto Dia (San Telmo)
- Sétimo Dia (Palermo)
- Oitavo Dia (O Blogger consumiu com o meu Post) #queraiva
- Nono Dia (Embarque – Retorno ao Brasil)
Até,
Beijos.